Sobre o MUVALL
Um museu conta destaques de glória, tragédia, arte, ciência, religião, aventura ou história, registros da vida e cultura, que distinguem e enriquecem a humanidade.
O Museu Virtual da Amazônia Laurimar Leal (MUVALL) traz registros estéticos da arte criadora e criativa da pintura de um dos maiores artistas da Amazônia brasileira. Laurimar dos Santos Leal tem outros atributos artísticos além da pintura, porém nossa dedicação é realçar um pouco do que Laurimar fez com as tintas (que também produzia) nessa parte da Amazônia, juntando obras dos seus diversos períodos e fases, impressionista (a primeira obra de Laurimar foi uma réplica de Claude Monet), cubista, surrealista e, por que não, regionalista. São imagens inventivas da vida e registros da natureza, dos costumes locais, da cultura de diversos povos indígenas como mundurukus, tupayus, boraris, gurupatubas e konduris, dentre outros, com suas lendas e mitos nesta região da Amazônia, em visões espetaculares de Laurimar.
O visitante artístico virtual encontrará e poderá conhecer, nas expressões diversificadas de Laurimar, um pouco da história e da cultura de Santarém, a pérola do Tapajós, fundada onde este maravilhoso rio encontra o grande Amazonas.
A iniciativa quer facilitar a todos conhecer as obras de Laurimar através das categorias cerâmicas indígenas e inscrições rupestres, cotidiano e representações do baixo Amazonas, imaginário amazônico, lendas e mitos, paisagens amazônicas, fauna e flora, religiosidade e Santarém antiga. Através de obras que despertam a imaginação para o mundo indígena e para a cultura dos povos amazônicos.
O MUVALL reconhece e divulga parte do grandioso trabalho artístico desenvolvido por Laurimar ao longo da vida, e compartilha seu ideal de beleza e harmonia à disposição de todos no mundo virtual, urbe et orbe. Esperamos que a iniciativa também valorize a arte e a cultura mocoronga (santarena), projetando novos espaços que possam registrar e resgatar o ingente labor dos artistas regionais e sua arte.
Segundo Houaiss, a arte é a “produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana” (Dicionário Houaiss, 2015). É a mais elevada forma humana de expressar emoções e sentimentos, revela a história e a cultura, transmitindo representações subjetivas da beleza, da harmonia e do equilíbrio universal.
Produz experiências sensíveis ao espírito, consubstancia expressões humanas de elevada densidade, promove sensações de beleza e encantamento, reais ou imaginários, estáveis ou fluídos, fora do mundo dos objetos e artefatos do cotidiano, e nos arrebata com uma promessa de felicidade.
Sejam muito bem-vindos todos os povos de nossa aldeia global.
Wellcome. Bienvenidos. Bienvenue. Benvenuto. Willkommen. Welkom. Välkommen. Velkommen. Tervetuloa. Salaam Aleikum. Hoş geldin. Laskavo prosymo. Huānyíng. Irasshaimase. Hwan-yeong. Selamat datang. Swagatan/Marathi. Dobro pozhalovat’. Sbāgata.
Santarém, Pará, Brasil, 21 de setembro de 2023
Camila Mira Lima Borghezan
Coordenadora do MUVALL
Equipe MUVALL
Miguel Borghezan (idealizador do MUVALL e titular do acervo exposto). Advogado, professor de direito, mestre em direitos fundamentais e relações sociais (UFPA), pesquisador, presidente do FOPIESS, apoiador de artistas e admirador de artes plásticas.
Camila Borghezan (coordenadora e editora do MUVALL). Arquiteta e urbanista, mestre em urbanismo (UFRJ), admiradora de todos os tipos de arte.
Paulo César Nascimento (curador do MUVALL). Artista plástico, pupilo de Laurimar Leal, conhecedor de sua vida, cultura e obra.
Tamara Saré (fotografia do MUVALL). Arquiteta pela UFPA. Fotógrafa e produtora cultural.
Emanuel Loureiro /Francinaldo Damasceno/ Roberto Lindoso (vídeos do MUVALL).
Marcos Paulo Amorim (desenvolvedor do MUVALL). Bacharel em Sistemas pelo CEULS. Engenheiro de Software.
Maxine Fernandes (designer gráfica do MUVALL). Bacharel em Sistemas pelo CEULS. Designer UX/UI.
Cristóvam Sena/ Renato Sussuarana/ Rodolfo Geller/ Marialina Sobrinho/ Maradona – Osmar Sousa de Araújo/ Dicita – Maria das Graças Ferreira/ Agostinho Nascimento/ João de Mendonça Alho (colaboradores do MUVALL).
Dicita (cuidadora Laurimar) – Maria das Graças Ferreira.